quarta-feira, 20 de junho de 2012

Escola Pe. César vai a Jarudore



A aula de campo dos segundos anos da EE PE.CESAR ALBISETTI foi realizada nos Distritos de Jarudore, Paraíso do Leste e Aparecida do Leste.
A chegada dos alunos de Poxoréu em Jarudore se deu por volta das nove horas da manhã. A comunidade da sede foi recebida pela comunidade jarudorense que estuda e trabalha na EE FRANKLIN CASSIANO, dirigida pela profª Celestina.
A escola Franklin estava em aulas, apesar de ser um dia de sábado. É que nesse dia, seus profissionais estavam desenvolvendo um projeto especial de alfabetização para jovens e adultos de uma comunidade rural.
 Os visitantes foram muito bem recebidos, sendo reunidos na área social da escola, onde o Dr. Antônio Mineiro fez uma breve palestra sobre a História de Jarudore e a Questão Indígena local.
Acima, Profª Gaudência Maria, que trabalhou muitos anos em Jarudore e Prof.Antônio Carlos, ambos professores da Escola Pe. César Albisetti.
Abaixo, a Profª Adjair e a Prof. Maura, Coordenadora e Diretora da EE Pe. César Albisetti.
Segundo Antônio Mineiro, “na década de 70, os últimos índios foram embora de Jarudore e agora, nos últimos anos, eles voltaram com o intuito de retomar as terras da reserva indígena”
Destacou que os índios são bem tratados, vivem entre eles e estudam na escola Franklin Cassiano.
 
 Matemáticos em Jarudore: Prof.Geniel, Prof. Izaias e Prof. João Antônio
O Distrito de Jarudore foi criado pela lei estadual nº 1191, de 20-12-1958 e anexado ao município de Poxoréu.

 Na foto ao lado: Profª Celestina, Prof. Gaudêncio Amorim (Secretário de Planejamento do Município e Dr. Antônio Mineiro, empresário jarudorense.
Segundo Andréia Fanzeres, em “Jarudore, a terra indígena esquecida”, disponível em: http://www.oeco.com.br/reportagens/19661-jarudore-a-terra-indigena-esquecida, acesso em 20 jun. 2012:
A Terra Indígena Jarudore é mínima, tem apenas 4.706 hectares, e é retalhada por 80 fazendas em seu interior. A região é de Cerrado, em grande parte detonado pela pecuária, mas é ainda capaz de impressionar pelas dezenas de montanhas que se espalham pelo horizonte com formatos peculiares, como o Morro do Mandi (o Morro do Mandi é conhecido em Jarudore como o Morro do Coelho - foto acima).
Há registros de que elas guardam cavernas ainda desconhecidas e pinturas rupestres. A morraria vai até onde a vista alcança e, com base nisso, acredita-se que, em 1912, o marechal Cândido Rondon tenha reconhecido uma área de aproximadamente 100 mil hectares para o usufruto do povo Bororo que habitava o local. Em 1945 essa área foi homologada e reduzida por um decreto estadual para seis mil hectares e em 1951 recebeu o recorte definitivo de 4.706 hectares.
Na foto abaixo, casal de índios bororos idosos que retornou a Jarudore, com o objetivo e readquirir a posse das terras da reserva.
 Ao longo dos anos 1950 e 1960, surgiu irregularmente dentro da terra indígena uma vila que hoje tem escola estadual, destacamento de polícia militar, posto de gasolina, igreja, mercearia, açougue e todo o tipo de comércio. 
Lá vivem cerca de 2 mil pessoas. Primeiro chegaram os garimpeiros, depois os fazendeiros. Durante todo esse tempo, nenhum governo se interessou em desocupar a terra indígena. 
O lugar virou Distrito de Poxoréu e se localiza a exatos seis quilômetros de uma nova aldeia que está sendo construída por 38 índios bororo que, sob o comando da cacique Maria Aparecida Eurekeudo e orientação do Ministério Público Federal, resolveram sair da Terra Indígena Sangradouro para retomar o território Jarudore, em 2006.
Após a palestra do Dr. Antônio Mineiro, pai do Dr. Tiago Mineiro, médico que presta serviços na cidade de Poxoréu (foto ao lado, com a proª Gaudência), a profª Celestina, diretora da escola, fez também uma apresentação dos principais eventos realizados na Escola Franklin Cassiano, com destaque para a Feira do Campo.
Na sequência, a Escola Pe. César apresentou uma dramatização enfocando "a questão indígena" em Jarudore de uma forma bem humorada e descontraída.
 

Encerradas as palestras, a escola anfitriã ofereceu um café da manhã aos visitantes e, logo após, as duas unidades escolares se enfrentaram em dois jogos amistosos de quadra.

No primeiro encontro, futebol de salão. No tempo principal a disputa permaneceu empatada em 2 x 2. Indo para as penalidades máximas, os anfitriões venceram por 3 x 2. As torcidas de ambas as escolas assistiram o confronto com grande animação.
Após o salão teve uma disputa de voleibol, encerrada com a vitória sucessiva dos anfitriões em dois sets seguidos. No primeiro terminou em 15 x 10 e o segundo em 15 x 11 pontos.
Às 10:30 h a comunidade “PE. CÉSAR” deixou a Escola Franklin Cassiano, após os agradecimentos das diretoras Maura Silva e Celestina (foto acima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário