terça-feira, 17 de julho de 2012

Pe. César em Paraíso do Leste

Aula de Campo. 16/06/2012. 2º Ano A, B, C, D... Mais de cem alunos. Fizemos uma turnê pelos Distritos. Depois de Jarudori e Joanesburgo chegamos em Paraíso do Leste, onde fomos recebidos pelo Diretor da EE Argemiro Rodrigues Pimentel, Prof. Francisco. Ali nós descansamos, os meninos brincaram nas mesas de jogos da escola, aproveitei para ver os quadros, os trabalhos e também ler as frases escritas nas paredes internas da escola. Há muita arte e muita sabedoria.
Um pensamento escrito: "Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada". Obstáculo são equações matemáticas esperando uma solução. São desafios para a nossa inteligência. Se não houvessem obstáculos, o que iríamos fazer nessa vida. A vida precisa de oposição para que faça sentido. Se todas as cores fossem verdes, o que seria do amarelo? 
Outro pensamento na parede: "Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam suas mãos para cultivá-las". Verdade! Se não meter a mão na massa, não seremos capazes de sentir a sua consistência. Só saberemos o que é estar enlameado, depois que nos atolarmos na lama. 
As flores são lindas, cheirosas, elas me lembram minha juventude, minha infância e minha velhice... Tempos lindos, cheirosos, inesquecíveis. Minha vida é inesquecível... Devemos fazer com que nossa vida seja inesquecível! 

Há tanta coisa linda e maravilhosa à nossa volta que quase não dá para ficar percebendo as coisas feias e horríveis e detestáveis. Eu prefiro ver as coisas boas, embora às vezes tenha que ver as feias. Eu vi muita coisa bonita em Paraíso do Leste. Não vi coisas feias.
Vi o Diretor Francisco se esforçando ao máximo para nos dar uma boa recepção. 
Valeu, professor Francisco. O senhor foi DEZ! Muito obrigado pela recepção, pelo esforço, pelo carinho conosco, com nossa comitiva. Obrigado pela apresentação de Paraíso para nós. Gostei muito da apresentação, dos slides, das mensagens. 
Também gostei da apresentação do Prof. João de Sousa, de suas histórias. Fiquei motivado. Aproveitei e ampliei a pesquisa. Escrevi uma crônica biográfica sobre "O Comendador de Paraíso do Leste". Publiquei no blog da UPE, mas vou publicar aqui também. Será ilustrada com as fotos de Paraíso. Grande abraço para essa comunidade. Vocês vivem realmente em um PARAÍSO!!!

Um comentário:

  1. eu melenbro bem de gando eu estuva nesta escola pq eu tive quie por cartel perto de cuiaba eu nao vou esquecer dos amigos karol neto adesom cradia ramos

    ResponderExcluir